Translate

segunda-feira, janeiro 26, 2015

5 Dicas para Acelerar seu Dispositivo Android

5 Dicas para Acelerar seu Dispositivo Android


O Android é hoje o mais popular sistema móvel no mundo todo e todos os dias são registradas milhares de novas ativações. Todo ano surgem novas melhorias no Android, oferecendo recursos úteis para todas as áreas, principalmente no quesito Segurança.
Mas um dos problemas desse SO é que a última versão nunca é disponibilizada de imediato pelos fabricantes, fazendo com que milhões de usuários tenham dispositivos inseguros e defasados.
Outra característica negativa do Android é que ele não sabe lidar com smartphones mais simples, com pouca Mémoria RAM e processamento limitado. É só instalar aplicativos em um curto espaço de tempo para perceber que o desempenho do sistema cairá muito, mas saiba que seu dispositivo pode ganhar fôlego com algumas otimizações, nesse artigo separamos 5 dicas para te ajudar nessa tarefa.

1. Remova Aplicativos que Não Usa

A Play Store, loja de aplicativos Android, tem melhorado muito ao longo do anos, facilitando método como instalamos apps e games em nossos dispositivos, por isso é muito fácil encher espaço disponível no armazenamento do Android. A memória também é comprometida, pois muitos aplicativos ficam executando em segundo plano, tornando seu dispositivo mais lento.
Quando você compra um smartphone ou tablet com Android ele já sai de fábrica com vários aplicativos instalados, inclusive com apps do fabricante e\ou operadores. O problema é que a maioria desses aplicativos padrões não são tão úteis assim, então recomendamos que os remova o mais rápido possível.
Depois de encontrar os aplicativos que estão sem há muito tempo, confira um tutorial completo sobre como desinstalar um aplicativo no Android. Uma dica interessante para encontrar aplicativos inutilizados no seu dispositivo é instalar um monitor que informar quais apps você utiliza por mais tempo.

2. Mova os Aplicativos para o Cartão de Memória

A partir do Android 2.2 ( Froyo ) surgiu a funcionalidade que permite mover/instalar aplicativos no cartão de memória (cartão SD). Essa é uma alternativa interessante, pois telefones com pouco espaço interno possam transferir vídeos, fotos, músicas e apps para o armazenamento externo, permitindo assim que o armazenamento interno seja usado para salvar configurações do próprio SO.
Para mover seus aplicativos para o cartão SD acesse Configurações > Aplicativos, depois procure um aplicativo, toque sobre ele e na próxima tela toque no botão “Mover para cartão SD”. Essa tarefa deve ser feita com um aplicativo por vez, mas existem soluções que permitem mover vários apps com apenas um toque:

logo-app
AppMgr III (App 2 SD)
Sam Lu
0   
qrcode-app


logo-app
SD-Booster
Daniel Mehrmann (Akusari)
0   
qrcode-app


logo-app
Mover para sdcard
ljmobile
0   
qrcode-app


logo-app
SD Tools
Veluscek Ales
0   
qrcode-app



3. Cuidado com Launchers e Widgets

Existem muitos formas de customizar o Android, uma delas são os milhares de Launchers disponíveis na Play Store. Cada launcher oferece um layout diferenciado, wallpapers ( estáticos ou dinâmicos ) e widgets.
Os widgets nos fazem voltar para o consumo de memória e bateria no Android. É muito comum criar habilitar um widget do Twitter ou Facebook nas home screens do dispositivo, mas aí eu te pergunto: Isso é realmente necessário?
A dica principal é: Escolha launchers leves. Uma das referências na hora de escolher seu launcher é pensar na beleza/design, ou seja, quanto mais colorido, arrojado e detalhista for o launcher, maior suas exigências de processamento no Android.
Obs.: Em alguns casos é melhor instalar um launcher de terceiros do que manter o launcher nativo no dispositivo, converse com alguém que tem ou já teve um smartphone com Motoblur.
Os launchers abaixo são leves, vale a pena experimentá-los:

logo-app
GO Launcher EX (português)
GO Launcher Dev Team
0   
qrcode-app


logo-app
Apex Launcher
Android Does
0   
qrcode-app


logo-app
ADW.Launcher
AnderWeb
0   
qrcode-app


logo-app
Nova Launcher
TeslaCoil Software
0   
qrcode-app


logo-app
Smart Launcher 2
GinLemon
0   
qrcode-app

4. Atualize seu Android

Se você não tem um smartphone ou tablet “by Google”, saiba que as atualizações do seu dispositivo podem demorar um pouco para serem disponibilizadas. Mas pode ser que seu dispositivo tenha uma ou mais atualizações pendente, essas atualizações pode ser feitas através de softwares instalados a partir do PC ou por OTA ( Over The Air ).
Para checar atualizações via OTA acessas as configurações do dispositivo, depois role a página até o final, dê um toque em “Sobre o telefone” e na sequência “Atualizações do sistema”.

5. Root e ROMs Customizadas

Quando você opta por rootear seu Android, certamente está ciente de que a garantia do dispositivo se torna inválida. Se a sua garantia já acabou, talvez você possa considerar a possibilidade de habilitar o root. Com um dispositivo rooteado você pode moldar o processamento por overclocking e assim elevar a performance.
As Custom ROMs ( ou ROMs Customizadas ) também são alternativas interessantes, oferecendo as últimas versões do Android ( mesmo que seu fabricante não as ofereça de forma oficial ), recursos extras, mais poder de processamento e o root habilitado por padrão.
Uma das principais fontes para encontrar as Custom ROMs é o fórum do XDA Developers, mas saiba que instalar esse tipo de ROM não é tão simples, por isso recomendamos que dê preferência pelo root, pois ele já melhora muito a velocidade do Android com o auxílio de apps de terceiros, a dupla com o Xposed Framework é bem interessante nesse caso.
Ainda existem outros métodos mais simples para melhorar a performance do seu dispositivo, sem root e sem Custom ROMs:
Temos certeza que essas dicas darão aquele empurrãozinho que seu Android tanto precisa. Não deixe de compartilhar sua experiência, bem como outros métodos para acelerar o Android.

FONTE:http://www.escolaandroid.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário