Translate

sábado, agosto 15, 2015

Inflação deve atingir pico neste trimestre, diz presidente do BC

Publicado aqui dia 15 de Agosto de 2015 ás 14:19
Fonte:CORREIO24H


A inflação da economia brasileira acumulada em 12 meses deve atingir seu pico neste trimestre (de julho a setembro), afirmou o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, na sexta-feira (14). A inflação oficial do país, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), atingiu 9,56% nos 12 meses encerrados em julho, o maior pico desde novembro de 2003.
Alexandre Tombini prevê que inflação comece a ceder a partir de 2016
(Foto: Ecaristo Sá/ AFP Photo - Arquivo CORREIO)


A previsão de economistas divulgada pelo boletim Focus do BC é de que a inflação feche o ano em 9,32%. De acordo com Tombini, o processo de realinhamento de preços -representado pelo reajuste dos preços administrados e pela alta do dólar - fará com que o índice acumulado em 12 meses permaneça elevado até o fim do ano, para depois iniciar trajetória de queda.

“Esses ajustes de preços fazem com que a inflação se eleve no curto prazo e tenda a permanecer elevada em 2015, demandando determinação e perseverança”, afirmou em seminário organizado pelo BC em São Paulo.

Por causa disso, afirmou, o BC trabalha para que os efeitos decorrentes desses reajustes fiquem restritos a este ano. “Portanto, a manutenção do atual patamar da taxa básica de juros por períodos suficientemente prolongados é necessária para a convergência da inflação para a meta no final de 2016”, disse.

Tombini ressaltou que as expectativas de inflação para o médio e longo prazo apontam para a convergência para o centro da meta de inflação -de 4,5%- no período de 2017 a 2019. Para 2016, as previsões para o aumento de preços também apresentaram queda, mesmo após a alta significativa das previsões de inflação para 2015, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário