Translate

sábado, agosto 15, 2015

BRASIL TEM MAIS DE 13 MIL FOCOS DE QUEIMADAS

Publicado aqui dia 15 de Agosto de 2015 ás 14:22
Fonte: Ariquemes online

Com o tempo seco em grande parte do país, as queimadas se alastram. Já são mais de 13 mil focos. Só na região do Cerrado, apenas em um dia, na sexta-feira (14), foram mais de 600.
São 40 novos focos de incêndio por dia em Mato Grosso do Sul, onde não chove há quase um mês. Só nas duas primeiras semanas de agosto são mais de 500 queimadas no estado, quase o dobro do mesmo período do ano passado.

Seis hectares de uma área de preservação ambiental foram destruídos em Campo Grande. O Cerrado concentra quase metade dos focos de incêndio do país nos últimos dois dias. Em um grande terreno, os bombeiros precisaram apagar o fogo quatro vezes em 24 horas.

"Devido ao péssimo hábito cultural da população em fazer a limpeza de terreno baldio na área urbana ateando fogo. Muitas vezes quando a nossa guarnição termia o combate não foi feita toda a queima da área que o agente incendiário gostaria e aí ele acaba tornando a colocar fogo novamente na área pra concluir o serviço", conta o tenente Bruno Vilela, do Corpo de Bombeiros.

Essa é uma situação comum durante a estiagem. Toda a área que já foi queimada agora pode voltar a pegar fogo naturalmente por causa da alta temperatura que fica no solo. Com um aparelho, o meteorologista constatou temperaturas acima de 100ºC em várias partes do terreno.
"O teor de água no solo está zero e algumas substâncias liberam gases como metano que são inflamáveis quando em contato com a atmosfera, em situações normais quando a temperatura do solo ultrapassa 100ºC qualquer componente que altere essa temperatura ele vai se transformar em fogo", explica o meteorologista Natálio Abrão Filho.

E a chuva tão esperada em Campo Grande só deve chegar na semana que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário