Translate

quarta-feira, março 30, 2016

Riscos e cuidados a ter ao fazer uma tatuagem

Publicado aqui o dia 30 de Março de 2016 ás 13:26

FONTE: cuidadossaude.com

ACHEI IMPORTANTE ESTA INFORMAÇÃO

LEIA:

Tatuagens podem ser mais comuns do que nunca. Conheça os riscos das tatuagens e compreenda as precauções básicas de segurança sobre como tratar uma tatuagem.


tatuagem corporal

VEJA MAIS

Você pode ser o orgulhoso proprietário de uma nova tatuagem numa questão de horas, mas não deixe que a facilidade de obtenção de tatuagens seja um risco pois você deve tomar uma decisão ponderada sobre fazer ou não uma tatuagem.

O que hoje pode agora parecer uma boa ideia, amanha pode se tornar numa fonte de arrependimento. Tome uma decisão acertada e pense bem sobre o assunto.
Como as tatuagens são feitas

A tatuagem é uma marca ou desenho permanente que é feito na pele com pigmentos inserido na camada superior da pele. Normalmente, o tatuador usa uma máquina portátil que funciona muito como uma máquina de costura, com uma ou mais agulhas perfurando a pele várias vezes. É feita pela inserção de agulhas, e minúsculas gotas de tinta. O processo que é feito sem anestesia pode durar até várias horas para uma tatuagem grande, e faz com que uma pequena quantidade de sangramento e dor leve seja potencialmente significativo.
Riscos e cuidados a ter com as tatuagens

Como as tatuagens são feitas na pele, significa que pode haver infecções de pele e outras complicações.

Riscos das tatuagens:
As reações alérgicas. Corante vermelho em especial, pode causar reações alérgicas na pele, resultando numa erupção pruriginosa no local da tatuagem. Isso pode ocorrer até mesmo anos depois de receber a tatuagem.
Infecções da pele. tatuagens podem levar a infecções bacterianas locais, caracterizada por vermelhidão, inchaço, dor e pus como a drenagem.
Outros problemas de pele. Às vezes, as colisões chamados granulomas formam-se em torno de tatuagem de tinta vermelha. As tatuagem também pode levar a áreas levantadas causado por um supercrescimento de tecido cicatricial (quelóides).
Doenças transmitidas pelo sangue. Se o equipamento utilizado para criar a sua tatuagem está contaminada com sangue infectado, você pode contrair diversas doenças transmitidas pelo sangue, como a hepatite B, hepatite C, tétano e HIV – o vírus causador da AIDS.
Complicações MRI. Raramente, tatuagens ou maquilhagem permanente pode causar inchaço ou ardor nas áreas afectadas durante a ressonância magnética (RM). Em alguns casos, como quando uma pessoa com eyeliner permanente tem uma ressonância magnética do olho os pigmentos da tatuagem podem interferir com a qualidade da imagem.

Medicação ou outro tratamento pode ser necessária se você desenvolver uma reação alérgica, infecção ou outro problema de pele. Em alguns casos, a tatuagem pode precisar de ser removida. Tenha em mente que as tintas de tatuagem são classificados como cosméticos, para que não sejam reguladas ou aprovadas pela Food and Drug Administration (FDA).
Insistir sobre as precauções de segurança

Saiba como evitar os riscos da tatuagem

Preocupações com uma tatuagem é normal. Para se certificar que a sua tatuagem será aplicada de forma segura, responda a estas perguntas:

Precauções ao fazer uma tatuagem
Quem faz a tatuagem? Vá a um estúdio de tatuagem respeitável que empregue apenas funcionários treinados adequadamente. Tenha em mente que os requisitos de licenciamento e normas de regulação variam de região para região. Verifique com a sua cidade, município ou departamento de saúde do estado para obter informações sobre concessão de licenças e regulamentos locais.
Será que o tatuador usa luvas? Verifique se o tatuador lava as mãos e usa um novo par de luvas para cada procedimento.
O tatuador usa equipamento adequado? Verifique se o tatuador abre o material como agulhas e tubos em pacotes fechados antes do procedimento começar, assim como bandejas e recipientes.
Será que o tatuador esteriliza equipamentos? Verifique se o tatuador usa uma máquina de esterilização para esterilizar todos os equipamentos. Instrumentos e materiais que não podem ser esterilizados, inclusive puxadores, mesas e pias, deve ser desinfectado com um desinfectante comercial ou solução de lixívia após cada utilização.

Também se pergunte se você realmente quer fazer uma tatuagem. Escolha o local da tatuagem com cuidado. Não faça uma tatuagem, se você estiver sob a influência de álcool ou drogas ou alguma preocupação que você possa se arrepender mais tarde.
Cuidados com a tatuagem

Saber como tratar uma tatuagem e ter cuidados a ter com uma tatuagem nova ao longo da vida depende de como você cuida da sua nova tatuagem e do tipo e extensão do trabalho realizado. Normalmente, você precisará ter estes cuidados com a pele tatuada:

Como tratar tatuagem:
Remover o curativo após 24 horas. Aplicar uma pomada antibiótica para a pele tatuada enquanto ela cura.
Manter a pele tatuada limpa. Use sabonete comum e água. Não esfregue a área seca.
Use creme hidratante. Aplique um hidratante suave para a pele tatuada várias vezes ao dia.
Evite exposição ao sol. Mantenha a área tatuada fora do sol por pelo menos algumas semanas.
Escolha roupas com cuidado. Não use nada que possa magoar a pele com a tatuagem.
Aguarde até duas semanas para a cura. Durante estas duas semanas tenha os devidos cuidados pois se não os tiver aumenta o risco de infecção e pode danificar o aspecto e causar cicatrizes.

Cuidados com a tatuagem depois de infectada
Se você acha que sua tatuagem pode estar infectada ou você está preocupado com a sua saúde devido á sua tatuagem contacte o seu médico.

Se você está interessado na remoção da tatuagem, pergunte ao seu dermatologista sobre a cirurgia a laser ou outras opções para remoção de tatuagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário