Translate

quarta-feira, novembro 11, 2015

As Contrações musculares, contração isotônica e isométrica

Publicado aqui dia 11 de Novembro de 2015 ás 09:16
Fonte:Educacao fisica na veia

Um músculo se contrai através de estimulação, em uma tentativa de unir suas extremidades, não necessariamente resultando em um encurtamento do músculo. Se a contração muscular gerar algum tipo de movimento do músculo, a contração é chamada de isotônica*, este tipo de contração subdivide-se em dois tipos: contração concêntrica e contração excêntrica. Caso a contração muscular não resultar em nenhum tipo de movimento, ela é chamada de isométrica.

* O termo isotônico, deriva da palavra grega isotonos (iso = mesmo ou igual; tonos = tensão ou esforço).



1-Contração concêntrica

Em uma contração concêntrica, o músculo se encurta e observa-se movimento articular à medida que a tensão aumenta. Por exemplo, ao elevar um haltere da posição do cotovelo estendido para a posição fletida, ocorre uma contração concêntrica.


Exemplo de contração concêntrica


2- Contração excêntrica

A contração excêntrica ocorre quando as fibras musculares trabalham de maneira controlada para desacelerar os movimentos, pois a resistência externa ultrapassa a força muscular e o músculo se alonga a medida que a tensão aumenta. Por exemplo, em um exercício para os bíceps, o haltere é abaixado lentamente contra a força da gravidade, gerando uma contração excêntrica do músculo bíceps. Vale ressaltar que toda contração excêntrica só ocorre após uma contração concêntrica.


Exemplo de contração excêntrica

3-Contração isométrica
A contração isométrica ocorre quando um músculo gera força e tenta encurtar-se, porém não consegue superar a resistência externa, mantendo-se estático. Por exemplo, ao segurar um objeto pesado em uma das mãos, com o cotovelo flexionado em 90º, haverá uma contração isométrica do bíceps.

Segundo Mcardle, uma contração isométrica pode gerar uma quantidade considerável de força, apesar da ausência de alongamento ou encurtamento perceptivo dos sarcômeros musculares e do subsequentemovimento articular.


contração isométrica
Exemplo de contração isométrica

Nenhum comentário:

Postar um comentário