Translate

domingo, agosto 16, 2015

PARABÉNS ARACOIABA PELOS 125 ANOS

Publicado aqui dia 16 de Agosto de 2015 ás 10:49
Por Welton Dantas.

Neste dia 16 de Agosto de 2015 o município de Aracoiaba completa 125 anos e o Blog Meu Brasil Feliz não poderia deixar de fora esta data tão importante, e parabenizar a cidade de Aracoiaba onde esta fixada a sede deste blog,terra cheia de histórias,terra cheia de amor.

Aracoiaba por sí tem uma individualidade única,as pessoas que moram nela não esquece jamais, o canto dos pássaros o humor dos moradores, o desenvolvimento econômico a cultura sempre revivida a cada ano sem deixar o passado e o futuro no esquecimento e sim resgatando toda sua cultura.

Imagem editada por (Welton Danta) escritor deste blog.




História de Aracoiaba Ceará


Aracoiaba é uma antiga comunidade do Ceará, remontando à primeira metade do Século XVIII.

O inicio de sua colonização. Desde 1655 que os Jesuítas viviam na região do Maciço de Baturité, num local chamado “Comum”, (hoje Olho D’água dos Padres Jesuítas).

Em 1762, os jesuítas convidaram o Ouvidor Geral da Província do Ceará, para subir a Serra de Baturité, local de difícil acesso, que o Ouvidor teve de ir montado num burro, meio de transporte adequado e existente na região naquela época.

Os objetivos de tão árdua caminhada era motivar sua Exa. A se interessar pela “Missão” e assim a transformar em “ Freguesia ” pois essa progressão era caminho para posteriormente se tornar “ Vila ”, com as decorrentes vantagens que vinham.

A visita foi feita tendo como conclusão do senhor Ouvidor a topografia impossibilitava a região para edificação de uma cidade, porém quem descesse das quebradas das serras os “ jenipapos ” para se unirem com os “Canidé”, os “ Chorós ” e os “ Quesitos ” e assim encontrassem uma planície que o Ouvidor apreciou lá no alto da serra, onde a paisagem era alterada apenas pelos relevos da “ Pedra Aguda ”, acidentes geográficos situados na Região, hoje, Aracoiaba.

Tais índios eram de origem “Tupi Guarani”, conhecidos por sua cultura um pouco mais evoluída, devido suas localizações próximas ao litoral cearense.

Os Jenipapos, dois anos depois desceram o rio Aracoiaba, que era navegável por ele se concretizavam transações comerciais, que iam até o Choró e Ideal. Para que tivessem melhor acesso a capital cearense, daí o Senhor Marcelino, carroceiro, transportador na época construiu sua barraca as Margens do Rio Aracoiaba. Este caminho tornou-se importante de homens e animais. Daí as famosas frases “ Vamos nos encontrar lá no seu CANOA ”, “ Lá no CANOA ” posteriormente caracterizava a região como local chamado “ CANOA ”.

Mais tarde ganharia o nome de ARACOIABA ( ARACOY-ABA ), que era Tupi Guarani que dizem Lugar, Cantos e Pássaros.

O Governador de Nossa Senhora da Assunção o cavalheiro Professor na Ordem de Cristo, Capitão Mor da Capitania do Ceará Grande, Sr. Capitão Domingos Simões Jordão, quem despachando petição do também Capitão Pedro da Rocha Maciel, concedeu-lhe “ Três ” Léguas de Terras continuas principiando e conferindo tudo na forma da petição do suplicante, para ele e seus herdeiros, ascendentes e descendentes com todas as suas águas, campos, matos, testados e logradouros que nela houverem. Era a Célebre “ SESMARIA ” de Pedro da Rocha Maciel, que ficava “em riacho que nasce na serra de Baturité e deságua no rio Choró, conhecido pelo nome de Aracoiaba. Daqui se vê que o Município de Aracoiaba nunca pertenceu a Baturité, pois praticamente foi criado 37 anos antes daquele e vivia independente. Graças a luta democrática e ilustres representantes de Aracoiaba, que 41 anos depois de se tornar Município que aconteceu a emancipação. Entre os ilustres estão: Eduardo, Aristides e Eugênio de Castro e Silva, Pedro Guedes Alcoforado, Cirilino Patrício Pimenta, Antônio Alves da Rocha, José Lopes da Silva, com o apoio do Presidente Getúlio Vargas, Marechal Juarez do Nascimento Fernandes Távora e outros.

Em 04 de Dezembro de 1933, o Capitão Roberto Carneiro de Mendonça sob o decreto nº 1156, o Município de Aracoiaba, figurando o mesmo com os distritos de Vazantes e São Sebastião, hoje Curupira (Ocara).

Trecho da História retirado do site: http://www.aracoiaba.ce.gov.br veja tudo isso e muito mais..





Nenhum comentário:

Postar um comentário