Translate

quinta-feira, março 19, 2015

Poucas chuvas no Ceará no dia de São José

Publicado aqui dia 19 de Março de 2015 ás 12:53 
FONTE:DN


Chuva



As previsões da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para esta quinta-feira, Dia de São José, padroeiro do Ceará, estão se confirmando, pelo menos até o presente instante. Chove muito pouco no Ceará. A reportagem entrou em contato com os colaboradores do Diário do Nordeste em todas as regiões e os relatos são de sol forte ou de algumas neblinas.

Além disso, o balanço parcial divulgado no site da Funceme das sete horas da manhã da última quarta-feira até as sete horas da manhã de hoje mostra que choveu em apenas dez municípios cearenses. Além disso, com baixíssima intensidade. Para se ter uma ideia, Fortaleza foi a cidade que registrou a maior precipitação até as 10h45, com apenas 12,6 milímetros.

O meteorologista da Funceme Leandro Valente explica que "áreas de instabilidade atmosférica estão atuando próximo à faixa litorânea, e devem trazer eventos isolados de chuva, mas não deve ser algo generalizado, pois a Zona de Convergência Intertropical está afastada do Estado”.


O órgão, na noite de ontem, divulgou que, "no feriado de 19 de março, dia de São José, padroeiro do Ceará, devem ocorrer chuvas isoladas com nebulosidade variável na parte norte do Estado. Para a região Centro-Sul, a tendência é de pouca nebulosidade sem precipitações".



Sem correlação com a quadra chuvosa

A Funceme ressalta ainda "que respeita a tradição religiosa e o significado das chuvas no dia do padroeiro e esclarece que, do ponto de vista científico, não há correlação entre a ocorrência de precipitações no dia 19 de março com a qualidade da quadra chuvosa".

Para ilustrar sua posição, cita dois exemplos recentes que mostram a ausência de correlação:"Em 2012, no dia de São José, choveu em 110 municípios cearenses. Entretanto, a quadra chuvosa foi bastante seca, com somente 302,5mm acumulados nos quatro meses (fevereiro a maio), enquanto a média é de 607,4mm.

Já em 2009, no 19 de março, houve precipitações em 54 municípios, mas o acumulado da estação de chuvas ficou bastante acima da média, com 977,1mm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário