Translate

quarta-feira, fevereiro 18, 2015

Temporada de chuvas castiga capital, interior e litoral de São Paulo

Moradora do Itaim, região leste paulistana, é transportada de bote para conseguir se locomover

O subprefeito de São Miguel Paulista, Adalberto Dias de Souza, esteve nesta quarta no local para avaliar os estragos e as medidas necessárias às famílias. Ele avalia que o ideal seria retirá-las da área alagada, pois novas chuvas podem tornar mais grave a situação.
“Os moradores que não querem sair de suas casas estão sendo respeitados. Vamos prestar apoio para que passem por mais esse transtorno”, declarou. Para os que decidirem deixar as casas, será oferecido abrigo e bolsa-aluguel. Souza informou que os moradores estão sendo cadastrados e serão isentos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

A doméstica Eliane Graciete, 45 anos, mora na área há sete anos e já passou por situação parecida. “Todo ano é a mesma coisa. No quintal de onde moro subiu água até o joelho. A casa mesmo, deu para salvar, mas minha irmã perdeu tudo”, relatou. Ela conta que a falta de energia elétrica na madrugada de segunda-feira (16) impediu que alguns moradores retirassem seus móveis.
O aposentado Roberto Ramos, 75 anos, dos quais 53 na mesma casa, teme que nova chuva agrave a situação no bairro. “Antes, a água não chegava aqui, mas agora já alagou. Está piorando”, avaliou. Ele mora com a mulher e uma filha.
Souza disse que a prefeitura solicitou ao Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee) do governo estadual a abertura das comportas da barragem da Penha, mas o pedido não foi atendido. “Por mais que falem que não está intervindo, por que não abrem? Se falam que não faz diferença, então que abram as barragens, baixem tudo o que é possível. Tenho certeza que essa água vai escoar mais rapidamente”, desabafou. A Agência Brasil procurou o Daee para que o órgão se posicionasse, mas não houve retorno até a publicação desta matéria.
Além disso, prefeitura e governo estadual divergem em relação aos encaminhamentos para a construção de um pôlder (terreno protegido por diques contra inundações) na Vila Itaim. Ele foi anunciado em 2013 pelo prefeito Fernando Haddad e pelo governador Geraldo Alckmin como medida para solucionar o problema das enchentes na área.
Segundo a prefeitura, o governo do estado deveria ter apresentado o projeto da obra para que fosse possível remover as moradias do local. O Estado, por sua vez, informou que aguarda o reassentamento de 250 famílias e que o projeto básico já foi entregue.
PUBLICADO DIA 18 DE FEVEREIRO DE 2015 ÁS 14:51

Nenhum comentário:

Postar um comentário